Seguidores

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fazendo a diferença em nossa geração*

Prof. Patrick Cézar

Dentro dos diversos relatos missionários da Igreja de Cristo no passar dos séculos, sempre ouvimos narrativas de pessoas que marcaram a sua geração através de seu exemplo de vida e de dedicação ao Reino de Deus. Dentre eles podemos citar o casal Kalley que vieram ao nosso país com o propósito de fazer diferença em sua geração.
 Outro exemplo que nos chama atenção é o caso dos jovens estudantes da Igreja Moraviana que renunciaram o conforto de suas casas e a segurança e proteção de suas famílias para de dedicarem exclusivamente à obra missionária. Foram jovens que marcaram a sua geração.
 Ao olharmos para a narrativa bíblica vemos o caso de Daniel e de seus amigos que não «permitiram contaminar com as iguarias do Rei da Babilônia», mas se mantiveram firmes e por isso marcaram sua geração e puderam ouvir a confirmação do milagre de Deus na vida do Rei ao declarar que somente o Deus de Daniel é único e Senhor Soberano no Universo.
 Desde 2010, Deus tem concedido a nossa Igreja (1) uma estratégia de evangelização que tem promovido uma revolução em nossos departamentos (crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens). Nestes últimos Acampa Jampas (2) temos presenciado o poder de Deus ser manifestado de forma profunda e extraordinária. São verdadeiros milagres que nossos olhos têm contemplado. Famílias restauradas, vidas libertas de vícios (bebida e drogas, por exemplo) e como o mais maravilhoso – vidas salvas da condenação do inferno e de domínio do pecado. Mais isso ainda não é tudo! Deus tem muito mais para nós.
 Creio que Deus deseje nos usar para uma grande revolução que não será promovida por nossas próprias forças ou estratégias de evangelismo criativo, mas pela poderosa ação do Evangelho que é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. (cf. I Co. 1.18). Mas como tudo isso acontecerá?

 Para podemos participar disso tudo temos que assumir três posturas fundamentais.

 1. Buscarmos a Deus em Oração e Santificação. "Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós." (Josué 3.5). Quando oramos e nos santificamos temos a garantia que tudo o que realizamos será conduzido pelo Senhor, pois estaremos mais sensíveis a sua voz e ao seu direcionamento. Além de que com uma postura de oração e santificação entendemos que todos os nossos resultados serão, única e exclusivamente, para o louvor e glória de Deus.

 2. Confiemos em sua ação poderosa. “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,” (Efésios 3.20). Somos apenas instrumentos de Deus para o seu agir. É desejo de Deus de nos usar dentro de sua obra com poder e graça. E é através de sua graça que podemos ver o seu poder se manifestar de forma plural. Mas precisamos que todo poder é somente dele e que somos apenas instrumentos. Deixe Deus te usar par a manifestação de sua glória!

 3. Sermos cheios do Espirito Santo.“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef. 5.18). Ser cheio do Espírito Santo é ter todas as ações de minha vida direcionadas por Ele. É ser sensível para ouvir a voz de Deus e confiar que ele sempre tem o melhor para a minha vida. É poder ser direcionado para onde Ele nos enviar na certeza de que é Ele, e não nós, que estamos indo naquela direção. Ser cheio do Espírito Santo é amar mais a Deus e a sua Casa. É ter fome e sede de sua presença e sua Palavra. É odiar ao pecado e tudo aquilo que não condiz com verdade do Evangelho.

 Queridos irmãos e irmãs, Deus deseja que sejamos protagonistas nesta grande revolução promovida pela pregação do Evangelho e Ele já tem demonstrado sinais desse seu desejo, através de tudo o que Ele tem realizado, nesses últimos anos, em nossa Igreja.  Dessa forma, seja um desses protagonistas e permita ser usado por Ele para alcançarmos a nossa cidade, o nosso país e as nações com a Palavra do Evangelho.

_______
Notas
* Texto publicado no Boletim Dominical Informativo da Primeira Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa do dia 29 de julho de 2012, artigo de capa.
(1) Referência a Primeira Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa.
(2) Acampa Jampa se refere a parte de uma estratégia de evangelização de adolescente e jovens em contexto urbano criado no ano de 2010 por um equipe de adolescentes e jovens da Primeira Igreja Evangélica Congregacional de João Pessoa.