Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

E chegou o Natal!



Patrick Cézar da Silva


Luzes, enfeites, presentes, músicas e muitas festas! Sempre quando chega a época do Natal estas coisas passam a fazer parte de nosso cotidiano. Por onde passamos vemos estes ícones que nos remetem ao nascimento de Jesus. Mas será que o Natal que vemos nas vitrines das lojas do comércio ou das lojas virtuais ou até da televisão é o Natal de Jesus?

Somos desafiados, todos os anos, a não perdermos o foco do que realmente significa esta festa tão especial. Compras, presentes, jantares, enfeites; nada disso expressa em profundidade qual é verdadeiro sentido do Natal.

Para entendermos qual seja o verdadeiro sentido do Natal temos que entender quem é o centro de todas estas festividades.

O profeta Isaías nos diz acerca de Jesus, mais de 700 anos antes do seu nascimento o seguinte: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9.6). Neste versículo vemos algumas verdades sobre Jesus Cristo, aquele que deve ser celebrado e centralizado no Natal.

Primeiro. O profeta fala que “um menino nos nasceu, um filho nos foi dado”. Aqui temos a marca da humanidade de Cristo. O Deus que se fez carne e veio habitar em nosso meio (João 1). Este trecho fala do Deus que se rebaixou a forma humana para poder nos alcançar com suas palavras e nos fala do Evangelho que traz libertação do pecado e transformação de vida.

Celebrarmos o Natal significa festejarmos o Cristo que veio ao mundo e se fez semelhante a nós para morrer por nossos pecados e nos dá a vida eterna.

Em segundo lugar, Isaías nos fala também que “o governo está sobre os seus ombros.” Jesus é o Senhor Todo-poderoso sobre tudo e sobre todos. Toda autoridade foi dada pelo próprio Pai a Ele (Mt. 28.18).

O Jesus que devemos celebrar no Natal é o Jesus que é Senhor de tudo e de todos. O seu senhorio deve permear cada dos nossos relacionamentos e projetos. Ele manda e nós devemos obedecer.

Este governo de Cristo é manifestado, hoje, em nossas vidas, mas um dia será manifestado de forma plena quando Ele vir e estabelecer o seu Reino Eterno. Uma vida pautada pela certeza que somos somente dele e que ele é Senhor de todo que há em cada um de nós.

Por fim, vemos que Jesus é o verdadeiro sentido do Natal pois é o único que pode ser denominado como: “Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” Só Ele tem estas características e por isso o celebramos, por isso o nosso Natal ganha sentido e adquire um real valor. A TODOS E A TODAS UM FELIZ NATAL!

Nenhum comentário: