Seguidores

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mais um ano de OPORTUNIDADES



Patrick Cézar da Silva
A Sociedade Ocidental é marcada pela contagem do tempo a partir de ciclos que se iniciam, se fecham e que recomeçam.
Todos os anos são assim. Um ciclo começa em 1º de janeiro e se fecha em 31 de dezembro. Nossa vida é marcada por esta passagem de tempo e a maioria das pessoas acredita que o novo ano será melhor do que o outro que passou. Por isso, é comum ouvirmos as pessoas desejarem umas para as outras paz, saúde e prosperidade (leia-se mais dinheiro e menos trabalho!).
Estes sentimentos marcam as pessoas que ficam apreensivas por não saberem o que vem com o novo ano que se aproxima. Planos, projetos, desejos e sonhos, recheiam o imaginário coletivo na passagem de ano.
Sobre isso, a Bíblia fala que devemos nos manter tranquilos e depositar todas as nossas ansiedades, relacionadas ao dia de amanhã, aos pés do Senhor (cf. Mt. 6.31; I Pe. 5.7).
Nossa postura diante do ano novo que já chegou deve ser a mesma que o apóstolo Paulo recomenda em Efésios 5.15 e 16: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Segundo o apóstolo Paulo, insensato é alguém que não sabe para onde vai e nem o que está fazendo. Muitas pessoas se portam assim, elaborando planos que visam uma forma de conseguir mais dinheiro que será investido em seus próprios deleites.
Paulo fala que devemos ser sábios. A forma que podemos verificar se temos andado como sábios é percebermos se temos aproveitado ao máximo as oportunidades que Deus nos tem dado.
Oportunidades são situações que não voltam jamais, depois que passam por nós. Aquela oportunidade na escola de falar de Jesus; aquela oportunidade de dizer “Eu te amo!” para a sua mãe ou pai, ou, ainda, aquela oportunidade de dizer NÃO para o pecado. Nunca mais voltarão. Já passaram. Mas o que fazer diante disso?
Devemos buscar a sabedoria de Deus para podermos aproveitar ao máximo as oportunidades que Deus nos dará em 2012. Mas como? Paulo nos responde: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Ef. 5.18). Buscando a cada dia sermos Cheios do Espírito Santo, este é o caminho. Sermos conduzidos pelo Espírito em tudo que fazemos.
Que o ano de 2012 venha com muitos desafios e oportunidades para sermos crentes melhores, sábios e cheios do Espírito Santo em nossa família, escola, trabalho, vizinhança e na igreja local.
Que sejamos verdadeiros instrumentos de Deus para abençoar e revolucionar a nossa comunidade, nossa cidade e nossa nação, até os confins da Terra, aproveitando ao máximo cada uma das oportunidades para Glorificarmos a Deus. FELIZ 2012!

Nenhum comentário: