Seguidores

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

IMPLICAÇÕES DA REFORMA PROTESTANTE PARA UMA SOCIEDADE PLURAL


Patrick Cézar da Silva*

           
Segundo o Wikipédia a “Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no início do século XVI por Martinho Lutero, quando através da publicação de suas 95 teses, em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.”[1] Este fato proporcionou profundas modificações no mundo ocidental moderno.  Por isso, a Reforma Protestante se torna um evento histórico que traz diversas contribuições para pensarmos a Igreja Evangélica Brasileira atual. Mas, quais seriam estas contribuições? E como podemos pensar a realidade da igreja brasileira, tendo em vista que ela se encontra localizada num contexto de acentuado pluralismo religioso?
            Basta olharmos para as principais grandes cidades no Brasil que iremos notar como essa realidade plural se apresenta. Diversas igrejas e organizações religiosas surgem a cada dia e isso levamos a pensar o quanto a religião virou uma mercadoria. Fato este que motivou Martinho Lutero a produz as suas 95 teses. Assim, vemos que a realidade religiosa vivida por Lutera em 1517 se aproxima de nossa realidade, pois as duas contavam com esta característica de mercantilização da fé e o surgimento de diversas formas para se agradar a Deus.
            Durante a Reforma Protestante foram desenvolvidas as “Cinco Solas” que foram os pilares da Reforma. São elas Sola fide (somente a fé), Sola scriptura (somente a Escritura), Solus Christus (somente Cristo), Sola gratia (somente a graça) e Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Estes pilares nos ajudaram a destacar as implicações para se viver o Evangelho de forma coerente neste mundo plural. Vejamos algumas delas.

            Em primeiro lugar, destacamos a unicidade da fé, ou seja, nossa fé não é direcionada a uma variedade de deuses ou de manifestações religiosas, mas devemos concentrá-la somente em Cristo, somente nas Escrituras que revelam o seu plano salvífico e a sua vontade para cada ser humano, dando somente a Deus toda a Glória. Sendo assim, não devemos aceitar práticas que venham tirar Jesus Cristo do centro de nossos cultos ou ainda práticas que venham tentar negociar a exposição bíblica em nossas reuniões. Devemos ter Cristo e sua Palavra como centro em nossas vidas com vistas a glorificamos o único e verdadeiro Deus.

            Segundo lugar, a centralidade de nosso pensamento deve norteada somente pela Bíblia, a Palavra de Deus, e não através da aglutinação de pensamentos humanos ou de filosofias religiosas. Nossas pregações devem ser conduzidas pela Bíblia e nossa prática deve refletir isso. Não devemos ser conduzidos por “filosofias vãs e histórias de velhas caducas” como diz o apóstolo Paulo (Cl. 2.8;1 Tm 4.7), mas devemos viver e proceder a partir do que as Escrituras dizem pra mim.
            Por fim, nossa ação deve ser conduzida por uma total dependência divina. Não há nada que façamos para obtermos a salvação. Todas as nossas obras são consideradas diante de Deus como trapos de imundície (Is. 64.6). Por isso, não é mediante as nossas boas ações que obteremos a vida eterna e muito menos através de sacrifícios diversos, para satisfazer as várias opções de deuses. É somente pela Fé em Cristo e somente por sua Graça que obtemos o precioso dom da salvação. Não há nada que façamos! Nossa postura deve ser confiar e depender unicamente em Deus, mediante a obra de seu Filho na Cruz do Calvário.
            Ao entendermos e praticamos cada um desses princípios é iremos desenvolver um cristianismo coerente e que faz a vontade de Deus em meio a um mundo tomado por esta proposta de pluralidade, onde a verdade é relativa e onde “todos os caminhos levam a Deus” (ou a qualquer deus do seu agrado...). Realidade que apresenta diversas opções, onde, no entanto, Somente uma pode dá sentido à existência do ser humano, e esta verdade é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo.  


* Professor, sociólogo e pesquisador na área de Religião
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Reforma_Protestante

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito do conteudo do blog,e ele tambem me ajudou muito...
obrigado

erliane disse...

oie,o blog e fantastico,ajudou me muito,bjj e bigada